quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Encontro na Assembléia Legislativa de S.P.


Quarta – Feira dia 30/09, estive com o meu pai na Assembléia Legislativa de São Paulo (ALESP), conversando com o Ex-Secretário, Ex-Deputado Federal, Ex-Ministro, atual Deputado Estadual, João Mellão Neto.
Neste bate papo, conversa informal com o referido Deputado, conversamos sobre vários assuntos como: Populismo, Dr. Jânio da Silva Quadros, Fernando Henrique Cardoso, atual momento da política, óbvio a trajetória política e acadêmica do mesmo.
Pois como sabemos, o Deputado João Mellão Neto, não só tem uma rica experiência e vivência na Política Brasileira, como também é um grande Jornalista, dado o seu brilhante trabalho no jornal "O Estado de SP", que realiza desde 1987 com os seus belos artigos, que tive o prazer de ler alguns, além de escrever também no jornal "Flórida Review" - o maior jornal em língua portugeusa dos E.U.A., sem falar o brilhante Escritor, sobre diversos temas na polítca não só brasileira, como mundial.
Quero parabenizar o Deputado, pelo empenho e dedicação, que o mesmo tem com os seus eleitores, admiradores, compromisso que vossa senhoria tem para com o povo paulista.
Nesse momento tão difícil da política brasileira, são pessoas como você, que faz que eu não perca o gosto e não abandone a política, pois ela está no sangue, vivo com ela diariamente desde os meus 14 anos, quando começei a entender e estudar sobre o mesmo.
Como estudante de Ciências Sociais (PUC-CAMPINAS), do 6º Semestre procuro o básico do estudo desse referido curso que são as seguintes disciplinas chaves:

Sociologia - Estudar a Sociedade em que vivemos (Aliás essa referida matéria, do qual sairei formado "reconhecido" por lei que é a Profissão de Sociólogo, Lei nº 6.888, de 10 de dezembro de 1980).
"A Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o
indivíduo isolado é estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no interior desses grupos".

Antropologia - A Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados como a “Antropologia Física ou Biológica” (aspectos genéticos e biológicos do homem), “Antropologia Social” (organização social e política, parentesco, instituições sociais), “Antropologia Cultural” (sistemas simbólicos, religião, comportamento) e “Arqueologia” (condições de existência dos grupos humanos desaparecidos). Além disso podemos utilizar termos como Antropologia, Etnologia e Etnografia para distinguir diferentes níveis de análise ou tradições acadêmicas.

Ciência Política - Que estuda o Estado e suas Instituições.
Ciência política é o estudo da política — dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo — ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis.

Atenciosamente, Mateus Rosa Tognella.
http://mateustognella.blogspot.com/