quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Câmara Nova Odessa abre festividades do Cinquentenário !!!


Cerca de 70 pessoas participaram da abertura das festividades do Cinquentenário da Câmara na manhã desta segunda-feira, dia 1º de fevereiro. Além dos vereadores e colaboradores do Poder Legislativos, várias autoridades municipais, do Poder Executivo, ex-vereadores, ex-presidentes e familiares participaram do evento que foi dirigido pelo presidente José Mário Moraes (PMDB).

A solenidade teve início com o hasteamento das quatro bandeiras (Nacional, Estadual, Municipal e do Legislativo), feito pelos ex-presidentes. Na sequência aconteceu o descerramento da Placa Comemorativa do Cinquentenário, que consta a seguinte frase: “Neste momento histórico da Câmara Municipal parabenizamos o povo novaodessense e os legisladores que ajudaram a construir a história política e administrativa de nossa cidade”.

Em seguida os presentes se dirigiram ao Plenário Simão Welsh, para a abertura da Exposição e descerramento de outras placas, a da atual legislatura, na Galeria dos Vereadores; outra da 12ª legislatura alusiva aos 50 anos, o Painel do Tempo com fotos desde 1960 e o quadro do presidente José Mário, na Galeria de Presidentes.

Também foi feita a exibição de dois vídeos, o primeiro com parte do registro da história nestas cinco décadas, constando documentos digitalizados e fotos antigas. Este material foi montado com arquivos cedidos pela vice-prefeita Salime Abdo e pelo munícipe Mateus Tognella. O segundo foi o vídeo institucional da Casa de Leis produzido no final de 2009.

No discurso do presidente José Mário, ele lembrou alguns fatos vividos no Poder Legislativo, como era no início dos trabalhos, de acordo com as informações que obteve de pessoas que vivenciaram as situações. Disse que foi um prazer fazer um trabalho de pesquisa e resgatar a história e que quer dar continuidade, em um projeto que pretende fazer em parceria com a Coordenadoria de Cultura.

O presidente comentou ainda sobre outros eventos que devem acontecer este ano em função da data, como as sessões solenes para homenagear pessoas do município, funcionários e entidades, a produção de uma revista, palestras, a entrega de um selo comemorativo e outros. Mas frisou que o grande presente será a construção da sede. “A construção da Câmara não passa só pelo presidente, mas pelos demais parlamentares, mesmo de outras legislaturas e pelos funcionários. Com o crescimento de Nova Odessa o Legislativo precisa mudar de sede”, afirmou.

Tanto o prefeito Manoel Samartin (PDT) como a vice Salime Abdo elogiaram a iniciativa do presidente José Mário pela abertura das festividades e resgate da história. “Você faz isso muito bem, este trabalho de recordar, de registrar a história é uma coisa muito importante”, declarou Samartin. “Parabéns pelo trabalho, um povo sem memória é um povo sem história”, congratulou Salime.