quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Federação Nacional dos Sociólogos – FNS


___________________________________________________________________________ Federação Nacional dos Sociólogos – FNS, CNPJ 26.229.666/0001-00, Av. Dona Amália Golin Pagnoncelli, 10 Jd. Rosa de França - CEP: 07081-200 - Guarulhos – SP / e-mail institucional: fns-brasil@hotmail.com (11) 8109-7614 (cel TIM) – 11 – 2485-9463 - www.fns-brasil.org


INFORMATIVO FNS –05/2011
10 de Dezembro –DIA DO SOCIÓLOGO/A

Dia 10 de dezembrocomemoramos o DIA DO SOCIÓLOGO/A. A data relaciona-se a sanção presidencial à Lei 6.888 de 10 de dezembro de 1980, que reconhece a profissão liberal de Sociólogo/a no Brasil e foi proclamado pelos Sindicatos, Associações e Federação Nacional dos Sociólogo(a)s no XIV Congresso Nacional da Categoria, realizado em Natal –RN, abril de 2008.

O sociólogo desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura. Este profissional atua nas áreas de ensino, pesquisa e planejamento, além de dar consultoria e assessoria a ONGs, empresas privadas e públicas, partidos políticos e associações profissionais, entre outras entidades. A sua formação tem sua matriz em Ciências Sociais e é estruturada tendo como eixo principal, três grandes áreas: sociologia, antropologia e ciência política.



No mundo atual, em que o homem, esta voltado para a individualidade e vem perdendo a compreensão global de sua intervenção na história a sociologiadesempenhaum papel muito importante, em razão de sua própria natureza, podendo cumprir o papel, fundamental, de propiciar uma visão integrada da vida humana e social.


Dessa forma,conclamamos para queem seu Estado ou Cidade, Dia 10 de Dezembro de 2011,promova e comemoreo DIA DO SOCIÓLOGO/A!

Sociólogo Ricardo Antunes de Abreu (DRT 1560 –SP)
Presidente da Federação Nacional dos Sociólogo(a)s -FNS

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DIA NACIONAL DO SOCIÓLOGO: 10 DE DEZEMBRO

Dia 10 de dezembro comemoramos o DIA DO SOCIÓLOGO. A data relaciona-se a sanção presidencial à Lei 6.888 de 10 de dezembro de 1980, que reconhece a profissão liberal de Sociólogo no Brasil.

O sociólogo desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.Este profissional atua nas áreas de ensino, pesquisa e planejamento, além de dar consultoria e assessoria a ONGs, empresas privadas e públicas, partidos políticos e associações profissionais, entre outras entidades. A sua formação tem sua matriz em Ciências Sociais e é estruturada tendo como eixo principal três grandes áreas: sociologia, antropologia e ciência política.

No mundo atual, em que o homem, esta voltado para a individualidade e vem perdendo a compreensão global de sua intervenção na história. A Sociologia desempenha um papel muito importante, em razão de sua própria natureza, podendo cumprir papel, fundamental, de propiciar uma visão integrada da vida humana e social.

A profissão de sociólogo apesar de existir muito antes somente foi reconhecida na década de 80 através da Lei 6.888/80 mesmo assim não delimitou exatamente seu campo de atuação gerando o pleito destes profissionais pela criação de um conselho federal de sociólogos dentro dos objetivos busca disciplinar o exercício da profissão de sociólogo, elevar o prestígio que seu conhecimento desfruta e defender o campo de trabalho pertencente à categoria.