domingo, 25 de agosto de 2013

Biblioteca Municipal recebe doação de 50 livros de escritor campineiro


Após receber a doação de 76 livros para uma sessão exclusiva de livros ligados à área ambiental e mais de 150 títulos escritos em leto, a Biblioteca de Nova Odessa Profº Antonio Fernandes Gonçalves recebeu, de um cronista campineiro, a doação de mais de 50 livros para o acervo municipal.

Na última sexta-feira, dia 16 de agosto, o escritor fez a doação pessoalmente no Centro Cultural Herman Jankovitz, local onde também funciona a Diretoria de Cultura e Turismo, e destacou que Campinas está de portas abertas para a Cultura de Nova Odessa. “Precisamos construir a nossa história e fortalecer os vínculos com os outros municípios vizinhos”, disse o escritor.

Crônicas de Campinas apresenta, em uma edição de 159 páginas, alguns dos contos reunidos pelo advogado Jorge Alves de Lima que permeiam desde o adeus de um rouxinol a Carlos Gomes aos dérbis da Ponte e do Guarani.

A obra apresenta uma coletânea de crônicas de uma Campinas do século XIX e XX e que foram reunidas ao longo dos anos. Jorge Alves de Lima se formou em Direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e por 35 anos atuou como procurador da Prefeitura de Campinas. Nesse período se tornou também Chefe de Gabinete e procurador geral do município. Jorge é também o atual presidente do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Campinas.

Os livros foram doados à municipalidade, após o pedido formal feito ao escritor pelo sociólogo novaodessense, Mateus Rosa Tognella. “Jorginho é uma pessoa de um grande cabedal acadêmico, hoje é diretor do Centro de Ciências, Letras e Artes e é da Academia Campinense de Letras”, contou.

Segundo ele, a Academia Campinense de Letras desenvolve diversos trabalhos em prol da Cultura e Educação da cidade. “A Academia está com projeto de lançar livros sobre algumas cidades da Região Metropolitana de Campinas e essa doação é muito importante para estreitamos os laços dos nossos municípios”, acrescentou Tognella.

“Uma parceria como essa representa um ganho para a cidade. Nova Odessa é um município que está localizado em uma região muito privilegiada historicamente e culturalmente”, destacou a diretora de Cultura e Turismo, Regina Pocay, agradecendo pela doação dos títulos. “Os livros já foram classificados e inseridos no acervo para locação. Vale muito a pena ler”, convidou Regina.

Para aproveitar a passagem pela cidade, o escritor também visitou o Instituto de Zootecnia acompanhado pela presidente do Fórum de Cultura de Campinas, Roberta Amaral, pela vice-presidente do Fórum e membro do Conselho Municipal de Campinas, Maria Inês Saba. A visita também contou com conselheiro da Cultura e Presidente da Associação Reconvivência de Campinas, Giovanni Galvão.

Inscrição – Para fazer a carteirinha para locação de material é preciso apresentar os seguintes documentos: Comprovante de endereço, documento de identidade (RG) ou Certidão de Nascimento e uma foto 3x4 na Biblioteca Municipal Profº Antonio Fernandes Gonçalves que fica na Avenida João Pessoa, nº 253, no Centro. Para mais informações o telefone é o (19) 3466-2196.


Eu recepcionando o amigo Jorginho

Mostrando a Biblioteca Municipal de Nova Odessa (SP)

Conversa entre amigos...

Bate papo

Jorginho e Mateus


Todo pessoal da Biblioteca

Livro antigo de Nova Odessa

Estação Ferroviária

Momento desconcentração


domingo, 18 de agosto de 2013

8º Jogos Escolares Municipais (JEM CAMPINAS)

Jogos Escolares Municipais reunirão 1,2 mil alunos


O espírito esportivo tomará conta de 1,2 mil alunos da rede municipal de ensino de Campinas a partir desta terça-feira, 13 de agosto. Os estudantes colocarão em prática suas habilidades em várias modalidades, durante a 8ª edição dos Jogos Escolares Municipais (JEM). A abertura será as 9h, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), no Jardim das Paineiras.

Participam da cerimônia de abertura do evento o prefeito de Campinas Jonas Donizette, a secretária municipal de Educação, Solange Villon, e o ex-levantador da Seleção Brasileira de Vôlei, Maurício Lima, além dos docentes da rede.

Até o dia 30 de agosto, os alunos dos 6º e 9º anos, divididos nas categorias masculino e feminino, demonstrarão a sua vocação em modalidades como: vôlei, basquete, futebol de salão, handball, entre outras.

As disputas acontecem na Faculdade de Educação Física (Faefi), da PUC-Campinas, localizada no Campus I. Também haverá individuais em esportes como: xadrez, dama, atletismo e tênis de mesa.

Os oito melhores times nos esportes coletivos, assim como os vencedores das competições individuais, seguem para final do JEM que acontece em setembro. Os Jogos Escolares Municipais é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.

Carla (assessora imprensa), Profª Solange (Secretária Educação Campinas), Mateus (Assessor Comunicação e Eventos - SME)

Equipe da Secretaria Municipal de Educação

Antes da Abertura do JEM

Sérgio Pinheiro (Cerimonial da PMC)

Rosângela Figueiredo (assessora SME), Prof. Jefferson (Coordenador JEM), nosso Vice-Prefeito Henrique Magalhães Teixeira

Mesa abertura - Bicampeão Maurício Lima Vôlei, Prefeito Jonas Donizette



Secretária Solange e Prefeito Jonas Donizette




Secretária encerrando o evento.