domingo, 22 de setembro de 2013

Prefeito participa do lançamento de dois livros da área da Educação

“A educação tem o poder de mudar o contexto social”. A frase do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, sintetiza o lançamento de duas importantes publicações elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação: “Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos” e “Caminhos Percorridos”. O evento, que contou com a presença da secretária de Educação, Solange Villon Kohn, técnicos da Pasta e educadores que contribuíram para a construção das duas publicações, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 13 de setembro, no Salão Vermelho da Prefeitura.

O prefeito também elogiou a dedicação dos profissionais da Educação que elaboraram as duas publicações. “É importante saber que podemos contar com pessoas qualificadas e dedicadas como vocês para podermos construir uma rede com valores pedagógicos, olhando para os nossos desafios, sabendo as estratégias e caminhos que vamos percorrer”, afirmou.

A partir de um trecho do filme “O Pequeno Príncipe”, o coordenador Pedagógico da Assessoria de Currículo da Educação, Wladmir Mesko, começou sua explanação sobre o trabalho, iniciado em 2009, que culminou nos dois livros. “Com a construção de uma diretriz curricular na qual todos nós, profissionais da educação e participantes deste processo, podemos ver as nossas diretrizes desejadas. Hoje é o lançamento de duas importantes publicações, que seguem este princípio”, disse.

A publicação “Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos” atende a uma determinação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) de que todos os municípios que possuam sistema de ensino próprio estabeleçam sua diretriz curricular, garantindo o direito à aprendizagem dos conhecimentos básicos comuns a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino do município, independente de sua unidade educacional e região.

O coordenador Pedagógico e assessor de currículo e pesquisa educacional, Heliton Leite de Godoy, coordenou os trabalhos de elaboração das diretrizes. Para ele, o processo da rede produzir suas diretrizes foi altamente significativo, independentemente da exigência legal do MEC. “É fundamental que a própria rede, de forma coletiva, possua as suas diretrizes curriculares, que passam a ser determinantes no processo de ensino-aprendizagem das nossas escolas. As diretrizes estabelecem os direitos dos alunos a um conhecimento básico comum a toda a rede, independente da sua localização, da sua unidade e suas particularidades, tem um saber que tem que ser geral para todos os alunos da rede municipal”, afirmou.

A secretária de Educação, Solange Villon Kohn, também falou sobre a importância do processo de construção das diretrizes, que foi feito de forma coletiva, contando com a colaboração dos educadores que compõem a rede. “É um prazer vermos mais uma produção da rede. Agora essas diretrizes serão implantadas e como está na publicação é um processo continuo de reflexão e ação. A gente vai pra prática, reflete. Volta para a prática, reflete de novo. Não vai parar por aqui”, disse. Sobre o “Caminhos Percorridos”, Solange exaltou a importância do registro histórico das ações e também dos grupos de formação.

Em 2011, foram elaboradas as “Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais” e o “Caderno de Suporte Pedagógico” para o mesmo período. Em 2012, ficou pronto do primeiro volume das “Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil” e o “Caderno de Quadros de Suporte Pedagógico dos Anos Finais”.

A Rede Municipal de Ensino de Campinas atende mais de 50,8 mil alunos, sendo 31 mil na educação infantil (de 0 a 5 anos e 11 meses), 19,3 mil no ensino fundamental, 3,5 mil na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 103 na Educação Especial.

Preparativos mesa abertura

Pavilhão nacional

Mesa diretiva dos trabalhos

Hino Nacional Brasileiro

Salão Vermelho

Secretária Educação - Prof. Solange Villon

Prefeito Jonas Donizette

Cerimonial


Livros

domingo, 8 de setembro de 2013

Seminário Multidistrital de Treinamento de Líderes de Rotaract

Aconteceu entre os dias 30 agosto e 01 setembro na cidade de Foz do Iguaçu (PR), o “Seminário Multidistrital de Treinamento de Líderes de Rotaract”, organizado pelo Rotary International.
Nesse evento contou com a presença do Governador Rotary do distrito 4640 Paulo Camargo 2013/14, Diretora de Rotary International 2013/14 Célia Giay, com seu esposo e ex Presidente do Rotary International 1996/97 Luiz Giay.
Esse evento teve a o organização do Organização Multidistrital de Informação de Rotaract (OMIR BRASIL), através do seu Presidente Lucas Gabriel, Chairman do evento Clóvis Quadros.
O evento teve a participação de 31 dos 38 distritos de Rotary do Brasil.

O Distrito 4310 abrange o interior de São Paulo, cidades como Sumaré, Nova Odessa, Americana, Santa Bárbara, Piracicaba, esteve representado pelo RDR Eleito Mateus Tognella, do Rotaract Club Nova Odessa.

Atualmente o Distrito 4310 contempla 10 clubes de Rotaract, contando com 130 associados., patrocinados pelos seus Rotary Padrinhos.


O Rotaract Club é um programa de Rotary Internacional que visa o desenvolvimento de lideranças jovens. Criado pelo Rotary International em 1968, nos Estados Unidos e formada por clubes de jovens com idade entre 18 e 30 anos, o Rotaract promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvimento da liderança e a melhoria do bem estar da comunidade. Atualmente o Rotaract Club soma em torno de 220.639 jovens universitários e profissionais iniciantes num movimento que é o segundo maior do mundo no seu perfil de atuação, ficando atrás apenas do escotismo. O lema do Rotaract é "Companheirismo através do servir", que expressa bem o equilíbrio das atitudes dos seus integrantes.

Surgimento do Rotaract Club


Surgido da expressão Rotary in Action(Rotary Em Ação), o Rotaract Club foi fundado pelo Rotary International, com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos por outro projeto, também direcionado às novas gerações, chamadoInteract. O Rotaract Club se tornou um dos maiores programas de desenvolvimento de liderança jovem no mundo.

Definição e histórico do programa Rotaract

Com o objetivo de desenvolver a liderança, o trabalho de equipe e as relações internacionais, o Rotaract reúne jovens profissionais e estudantes que acreditam poder fazer a diferença, interagindo e transformando a sociedade. Seu trabalho na comunidade é fundamental, diminuindo problemas sociais e elaborando projetos vencedores (alfabetização, planejamento familiar, fluoretação, etc.) diretamente com a comunidade ou em parceria com empresas. Muito animado, formado por pessoas interessadas e ocupadas, o Rotaract realiza todas as suas ações balanceando o trabalho com muita amizade e divertimento.

Rotaract no mundo

O Rotaract está presente em quase todo o mundo e tem, internacionalmente, o formato de clubes de serviço à comunidade da mesma forma que o Rotary. Pela última estatística, são 223 629 rotaractianos, organizados em 9 723 Rotaract Clubs diferentes, espalhados em 178 países ou áreas geográficas que ao todo somam 525 distritos. O Brasil é o terceiro país no mundo que concentra o maior número de Rotarac Clubs em seu território, com 729 clubes. (Está atrás da Índia, com 2.526 e dos Estados Unidos, com 780 clubes). Existem, aproximadamente, 16 790 rotaractianos no Brasil.
Sendo uma organização mundial que mantém os mesmos objetivos e procedimentos no mundo todo, o Rotaract é um grande exemplo de globalização, pois desde a sua fundação, pensa mundialmente e age localmente, respeitando necessidades e cultura locais.
Suas conferências mundiais reúnem povos de todo o mundo em momentos especiais de discussão e de imensa confraternização. Assim como os associados do Rotary Club, os associados do Rotaract usam distintivos que os identificam como rotaractianos em qualquer parte do mundo.

Organização Multidistrital de Informação de Rotaract


Ao Final da década de 80, e início de 90, movimentos dentro dos distritos Rotaract em todo mundo urgiam por uma estrutura de troca de informações e atividades conjuntas em diversas nações ou regiões do planeta. Surgiu entao, por influência e luta principalmente dos brasileiros, as OMIRs (Multidistric Information Organizations).
Fundada oficialmente em 1991, a Omir-Brasil é a organização de âmbito nacional do Rotaract, no Brasil. Sua descrição oficial é: Organização Multidistrital de Informação de Rotaract - Brasil. Apesar de sermos compostos por 38 Distritos do Brasil, para RI não existe o parâmetro nacional, por isso formamos uma Organização Multidistrital (de vários Distritos).
A Omir-Brasil foi criada para aumentar o intercâmbio de informações entre os Rotaracts, elevando o nível de trabalho, o profissionalismo e o marketing para toda a Organização. A Omir não é apenas seu presidente e equipe, mas os RDRs, os presidentes dos clubes e toda a rede de informações gerada por todos esses. As deliberações que não sejam atos administrativos (que visem o bom cumprimento do Regimento e funcionamento da Omir) são tomadas pelos RDRs. A Omir tem alterado, inclusive, situações problemáticas nos Distritos e clubes, simplesmente informando e aconselhando. A visão global que uma Organização como esta tem favorece muito as ações estratégicas de todo o movimento.
Nossa Organização vem se destacando no nível de trabalho e intercâmbio com outras organizações, como fizemos na primeira reunião com OMIRs de todo o mundo, que convocamos no INTEROTA (Conferência Mundial do Rotaract) de 1999. Apesar disso, ainda temos muito a desenvolver, assim como todo o programa Rotaract.
Após anos de luta para a reformulação de sua mais importante ferramenta, durante o ano rotário de 2012-13 (Presidente Leandro Affonso Tomazi), finalmente a organização conseguiu lançar o site totalmente reestruturado, fruto do trabalho desenvolvido nas gestões anteriores, que resultou na apresentação de uma ferramenta mais leve e eficaz para a troca de informações no programa Rotaract Club no Brasil.



Presidente da OMIR 2013/14, Ex-Presidente R.I. Luiz Giay 1996/97, Chairman Clóvis Quadros, Diretora do R.I. Célia Giay, Governador 4640, RDR 4640.

Turma do treinamento

RDR´S Paulistas com Luiz e Célia Giay

Passeio nas cataratas: Josney Chairman Rotaract, Arthur 4430, Otto (Sul), Mateus (4310)

Paisagem linda das Cataratas do Iguaçu