quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cidadania é tema de palestra realizada pelo Colégio Network

“Como diria Aristóteles: todo ser humano é um ser político". Engajado com esse espírito, o Colégio Network recebeu na última semana o Prof. Pedro Rocha Lemos (PUC-CAMPINAS) - doutor em Ciências Sociais, que ministrou uma palestra sobre o voto, a cidadania e a importância da participação política aos estudantes do ensino médio, cujo principal objetivo foi estimular o compromisso e a responsabilidade com a cidadania.
Divididos em dois grupos, o primeiro pelos jovens estudantes da faixa dos 16 – 17 anos, quando o voto é facultativo, foi levado a uma reflexão sobre a consciência política e cativado à participação. “Porque se eles, nós (digo eu e você), que somos jovens não participarmos, a tendência é mantermos os mesmos políticos no poder, a política não vai se renovar, falta isso. Temos que ter a consciência que tudo é política, desde o café na padaria, até compra de um bem de consumo, pois tudo gira em torno da mesma. Precisamos desenvolver essa consciência e responsabilidade como cidadãos desde cedo”, explicou o professor Mateus Tognella, idealizador da Palestra juntamente a Reitora Tânia Cristina Bassani Cecilio e o Diretor José Cagnin, ambos do Colégio Network.
O segundo, formado pelos estudantes do 1º ano recebeu uma atenção especial do palestrante, que reforçou a importância da participação política, já que o Brasil tem eleições regulares a cada 2 anos e o envolvimento com a mesma contribui diretamente para o desenvolvimento do país.
Na opinião de Tognella, o resultado do encontro foi muito positivo, pois, além de Rocha mostrar a importância do voto, da cidadania e da participação política por parte dos jovens, apresentou uma retrospectiva da política, desde a Grécia Antiga, até os dias de hoje, passando pela França, Itália e Brasil. “Pudemos ver vários momentos da nossa história e relacioná-los com a Sociologia, a Política, a Filosofia e a História”, finalizou Tognella, que também usou o final de cada palestra para falar do Populismo (forma de política praticada no Brasil no período de 1930-1964).