quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Vice-prefeita congratula ‘EE Dr. João Thienne’ pelo Jubileu de Ouro

A vice-prefeita de Nova Odessa, professora Salime Abdo, congratulou a Escola Estadual “Doutor João Thienne” por ocasião do Jubileu de Ouro a ser comemorado na próxima quinta-feira, dia 6 de setembro. Representando a Administração Municipal, ela, que foi a segunda diretora da instituição, permanecendo no cargo por 17 anos, enalteceu a importância do “Thienne”na formação do povo da cidade.

A atual diretora da EE, Maria Adélia Pasquot Kivitz, junto com uma comissão especialmente montada para comemoração dos 50 Anos, elaborou um calendário de festejos na escola que inclui nesta terça-feira, dia 4, às 19h30, um Concerto da Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss; na quarta, dia 5, das 10 às 21 horas, a Feira Científico Cultural e na quinta, dia 6, às 19 horas, uma Sessão Solene de Aniversário.

As festividades terminam com a participação de todo corpo docente e discente no Desfile Cívico de Independência, na sexta-feira, dia 7 de setembro, às 9 horas, na Avenida Ampélio Gazzetta.
Em artigo onde destaca a história “desta modelar instituição educacional”, Salime fala também sobre a criação da escola, a atuação dos diretores, coordenadores, professores, funcionários e alunos. Confira abaixo o texto da vice-prefeita na íntegra:

E.E. “DR. JOÃO THIENNE” – JUBILEU DE OURO- 1962/ 2012


“No próximo dia 6 de setembro a Escola Estadual “Dr. João Thienne” completará 50 anos de existência, pois foi criada pela Lei Estadual nº 6.952, de 6/9/1962, cujo projeto de lei foi de autoria do Deputado Estadual Dr. Ruy de Almeida Barbosa, grande amigo de nossa cidade, pois era Presidente da Assembleia Legislativa quando a comitiva novaodessense, liderada pelo Presidente da Comissão de Emancipação de Nova Odessa, Padre Aurélio Vasconcelos de Almeida, entregou a ele os documentos e a petição para conseguir desvincular-se de Americana e ter vida própria como município.

Foi a primeira escola com o curso ginasial, de 5ª a 8ª série, enquanto o Grupo Escolar “Dante Gazzetta” e o Grupo Escolar da Vila Azenha, só mantinham classes de 1ª a 4ª série do curso primário.

Essa Escola jubilar iniciou suas atividades com o Curso Preparatório aos Exames de Admissão ao ginásio, em agosto de l963, funcionando das 17h00 em diante, nas salas do Grupo Escolar Dante Gazzetta. No ano seguinte, 1964, já começou com as 4 séries ginasiais, no mesmo local e horário, ali permanecendo até 08 de agosto de 1970, quando foi inaugurado pelo Governo do Estado, o prédio próprio situado à Rua Independência, 500. Nessa data, os alunos foram remanejados do Grupo Escolar Dante Gazzetta para o novo prédio, já em 2 períodos letivos: tarde e noite.

Em 1971, foi instalado o curso colegial , facilitando aos concluintes do curso ginasial, a continuidade dos estudos na mesma escola, sem necessidade de deslocamento para outras cidades.

Fiquei como Diretora efetiva nessa Escola de outubro de 1966 a 2 de março de 1983, quando me aposentei, após 17 anos de muito trabalho e muitas conquistas para a EE “Dr. João Thienne”, projetando-a como escola-modelo na região.

Continuou o projeto pedagógico no Thienne, a Profª Maria Adélia Pasquot Kivitz, que está há 32 anos como Diretora dessa modelar instituição educacional, imprime a marca da dedicação, competência, responsabilidade e compromisso com a educação de qualidade para todos os que ali estudam.

Nestes 50 anos de existência quantas alterações tivemos na rede física escolar e na estrutura curricular de nossa cidade!!!

Basta olharmos para todos os bairros e veremos Escolas Municipais, Estaduais, Particulares, Cursos Técnicos, Cursos Superiores, Educação Infantil (creches e pré-escolas), instaladas e em pleno funcionamento, todas buscando a melhoria da qualidade da educação e o acesso democrático de todos à escola,sem distinção de raça, cor, condição social ou credo.

Nossa justa homenagem a todos os funcionários, ex-funcionários, professores, ex- professores, diretores, coordenadores pedagógicos, alunos e ex-alunos, que contribuíram e continuam buscando o melhor para o ensino público de nossa gente, formando cidadãos plenos e responsáveis, construtores do progresso de nossa cidade!”

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Odessa (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário