terça-feira, 9 de julho de 2013

Revolução Constitucionalista de 1932


O texto abaixo é de autoria do Dr. Rogério Gandra Martins, filho do jurista prof. Ives Gandra Martins. Ele o postou em seu perfil no Facebook, neste 9 de julho de 2013. 

Hoje é dia daqueles que são paulistas comemorarmos a Revolução Constitucionalista de 1932, iniciada em 09 de julho daquele ano. O movimento preserva sua até hoje sua atualidade. Inconformados com o Golpe de Estado de Getúlio Vargas em 1930, com o fechamento do Congresso e a instauração da ditadura, os paulistas insurgiram-se contra o Governo Federal. Lutamos em abismal minoria contra um governo autoritário. E o que desejávamos? Apenas o retorno ao ESTADO DE DIREITO, com a restauração do regime democrático e respeito à Constituição! Saímos derrotados de um confronto que durou três meses! MAS NOSSA DERROTA NÃO FOI EM VÃO! Fomos derrotados para vencer! Dois anos depois, sob as pressões oriundas do Movimento de 32, Vargas termina por ceder e convocar uma Assembleia Constituinte que promulgará a Constituição Federal de 1934 e restaurará a ORDEM DO DIREITO em nosso País! Nossa luta não foi em vão!

Em épocas tumultuosas como a que hoje a sociedade brasileira vive, a data que o Estado de São Paulo e os paulistas comemoram deve se estender em ideais a todos os estados e brasileiros. JAMAIS SE CONFORMAR COM ATOS ABUSIVOS DO ESTADO QUE FEREM A SOCIEDADE E TERMINAM POR RASGAR A CONSTITUIÇÃO COM OS DIREITOS POR ELA A NÓS GARANTIDOS.

Por evidência, muitos interesses oligárquicos e políticos envolviam o Estado de São Paulo em 1932, como qualquer fato na história é dotado, desde as primeiras civilizações.

Mas o certo é que a Revolução Constitucionalista de 1932, que hoje relembramos, deve orgulhar os paulistas e todos os brasileiros: ACIMA DE TUDO, QUE O 9 DE JULHO DE 1932 SIRVA PARA A SOCIEDADE COMO UM OXIGÊNIO DE CIDADANIA! JAMAIS COMPARTILHAR COM REGIMES QUE NOS TOLHAM DIREITOS ASSEGURADOS PELA CONSTITUIÇÃO, JAMAIS NOS CONFORMARMOS COM ATOS ESTATAIS DE UM ESTADO QUE ESTÁ A SERVIÇO DA SOCIEDADE E NÃO A SOCIEDADE A SERVIÇO DO ESTADO! E, POR FIM, UMA LIÇÃO DE CIVISMO: NEM TODA DERROTA APARENTE É UM FRACASSO! MUITAS VEZES, SUA FORÇA CONTINUA A REPERCUTIR E FAZ DA DERROTA UMA VITÓRIA!

PARABÉNS, SÃO PAULO! 

PARABÉNS A TODOS OS PAULISTAS PELO DIA DE HOJE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário