domingo, 25 de agosto de 2013

Biblioteca Municipal recebe doação de 50 livros de escritor campineiro


Após receber a doação de 76 livros para uma sessão exclusiva de livros ligados à área ambiental e mais de 150 títulos escritos em leto, a Biblioteca de Nova Odessa Profº Antonio Fernandes Gonçalves recebeu, de um cronista campineiro, a doação de mais de 50 livros para o acervo municipal.

Na última sexta-feira, dia 16 de agosto, o escritor fez a doação pessoalmente no Centro Cultural Herman Jankovitz, local onde também funciona a Diretoria de Cultura e Turismo, e destacou que Campinas está de portas abertas para a Cultura de Nova Odessa. “Precisamos construir a nossa história e fortalecer os vínculos com os outros municípios vizinhos”, disse o escritor.

Crônicas de Campinas apresenta, em uma edição de 159 páginas, alguns dos contos reunidos pelo advogado Jorge Alves de Lima que permeiam desde o adeus de um rouxinol a Carlos Gomes aos dérbis da Ponte e do Guarani.

A obra apresenta uma coletânea de crônicas de uma Campinas do século XIX e XX e que foram reunidas ao longo dos anos. Jorge Alves de Lima se formou em Direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e por 35 anos atuou como procurador da Prefeitura de Campinas. Nesse período se tornou também Chefe de Gabinete e procurador geral do município. Jorge é também o atual presidente do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Campinas.

Os livros foram doados à municipalidade, após o pedido formal feito ao escritor pelo sociólogo novaodessense, Mateus Rosa Tognella. “Jorginho é uma pessoa de um grande cabedal acadêmico, hoje é diretor do Centro de Ciências, Letras e Artes e é da Academia Campinense de Letras”, contou.

Segundo ele, a Academia Campinense de Letras desenvolve diversos trabalhos em prol da Cultura e Educação da cidade. “A Academia está com projeto de lançar livros sobre algumas cidades da Região Metropolitana de Campinas e essa doação é muito importante para estreitamos os laços dos nossos municípios”, acrescentou Tognella.

“Uma parceria como essa representa um ganho para a cidade. Nova Odessa é um município que está localizado em uma região muito privilegiada historicamente e culturalmente”, destacou a diretora de Cultura e Turismo, Regina Pocay, agradecendo pela doação dos títulos. “Os livros já foram classificados e inseridos no acervo para locação. Vale muito a pena ler”, convidou Regina.

Para aproveitar a passagem pela cidade, o escritor também visitou o Instituto de Zootecnia acompanhado pela presidente do Fórum de Cultura de Campinas, Roberta Amaral, pela vice-presidente do Fórum e membro do Conselho Municipal de Campinas, Maria Inês Saba. A visita também contou com conselheiro da Cultura e Presidente da Associação Reconvivência de Campinas, Giovanni Galvão.

Inscrição – Para fazer a carteirinha para locação de material é preciso apresentar os seguintes documentos: Comprovante de endereço, documento de identidade (RG) ou Certidão de Nascimento e uma foto 3x4 na Biblioteca Municipal Profº Antonio Fernandes Gonçalves que fica na Avenida João Pessoa, nº 253, no Centro. Para mais informações o telefone é o (19) 3466-2196.


Eu recepcionando o amigo Jorginho

Mostrando a Biblioteca Municipal de Nova Odessa (SP)

Conversa entre amigos...

Bate papo

Jorginho e Mateus


Todo pessoal da Biblioteca

Livro antigo de Nova Odessa

Estação Ferroviária

Momento desconcentração


Nenhum comentário:

Postar um comentário