domingo, 22 de setembro de 2013

Prefeito participa do lançamento de dois livros da área da Educação

“A educação tem o poder de mudar o contexto social”. A frase do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, sintetiza o lançamento de duas importantes publicações elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação: “Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos” e “Caminhos Percorridos”. O evento, que contou com a presença da secretária de Educação, Solange Villon Kohn, técnicos da Pasta e educadores que contribuíram para a construção das duas publicações, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 13 de setembro, no Salão Vermelho da Prefeitura.

O prefeito também elogiou a dedicação dos profissionais da Educação que elaboraram as duas publicações. “É importante saber que podemos contar com pessoas qualificadas e dedicadas como vocês para podermos construir uma rede com valores pedagógicos, olhando para os nossos desafios, sabendo as estratégias e caminhos que vamos percorrer”, afirmou.

A partir de um trecho do filme “O Pequeno Príncipe”, o coordenador Pedagógico da Assessoria de Currículo da Educação, Wladmir Mesko, começou sua explanação sobre o trabalho, iniciado em 2009, que culminou nos dois livros. “Com a construção de uma diretriz curricular na qual todos nós, profissionais da educação e participantes deste processo, podemos ver as nossas diretrizes desejadas. Hoje é o lançamento de duas importantes publicações, que seguem este princípio”, disse.

A publicação “Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos” atende a uma determinação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) de que todos os municípios que possuam sistema de ensino próprio estabeleçam sua diretriz curricular, garantindo o direito à aprendizagem dos conhecimentos básicos comuns a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino do município, independente de sua unidade educacional e região.

O coordenador Pedagógico e assessor de currículo e pesquisa educacional, Heliton Leite de Godoy, coordenou os trabalhos de elaboração das diretrizes. Para ele, o processo da rede produzir suas diretrizes foi altamente significativo, independentemente da exigência legal do MEC. “É fundamental que a própria rede, de forma coletiva, possua as suas diretrizes curriculares, que passam a ser determinantes no processo de ensino-aprendizagem das nossas escolas. As diretrizes estabelecem os direitos dos alunos a um conhecimento básico comum a toda a rede, independente da sua localização, da sua unidade e suas particularidades, tem um saber que tem que ser geral para todos os alunos da rede municipal”, afirmou.

A secretária de Educação, Solange Villon Kohn, também falou sobre a importância do processo de construção das diretrizes, que foi feito de forma coletiva, contando com a colaboração dos educadores que compõem a rede. “É um prazer vermos mais uma produção da rede. Agora essas diretrizes serão implantadas e como está na publicação é um processo continuo de reflexão e ação. A gente vai pra prática, reflete. Volta para a prática, reflete de novo. Não vai parar por aqui”, disse. Sobre o “Caminhos Percorridos”, Solange exaltou a importância do registro histórico das ações e também dos grupos de formação.

Em 2011, foram elaboradas as “Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais” e o “Caderno de Suporte Pedagógico” para o mesmo período. Em 2012, ficou pronto do primeiro volume das “Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil” e o “Caderno de Quadros de Suporte Pedagógico dos Anos Finais”.

A Rede Municipal de Ensino de Campinas atende mais de 50,8 mil alunos, sendo 31 mil na educação infantil (de 0 a 5 anos e 11 meses), 19,3 mil no ensino fundamental, 3,5 mil na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 103 na Educação Especial.

Preparativos mesa abertura

Pavilhão nacional

Mesa diretiva dos trabalhos

Hino Nacional Brasileiro

Salão Vermelho

Secretária Educação - Prof. Solange Villon

Prefeito Jonas Donizette

Cerimonial


Livros

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