terça-feira, 21 de abril de 2020

Brasília - 60 anos !!!


Brasília 60 anos!!!
Cidade inteiramente planejada, Brasília foi construída em apenas três anos e meio – um feito extraordinário –, graças à visão e ao espírito empreendedor do presidente Juscelino Kubitschek, e a sua obstinação em concluí-la dentro de seu mandato. Ao inaugurá-la, no histórico dia 21 de abril de 1960, Kubitschek materializou um sonho antigo: instalar a capital brasileira na região central do território. A ideia já tinha um século e meio – era uma das reivindicações da Inconfidência Mineira (1789), no Século XVIII, e estava prevista na Constituição de 1891, no Século XIX.
O maior atrativo de Brasília é o design arrojado dos prédios assinados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com destaque para os palácios do Planalto e da Alvorada, a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional, o Palácio do Itamaraty, a Catedral Metropolitana e a Praça dos Três Poderes. A cidade abriga também obras de importantes artistas brasileiros, como os jardins de Burle Marx, os painéis de Athos Bulcão e o mural “Alegoria de Brasília”, de Di Cavalcanti. Mais de 20 museus contam a história de Brasília e do Brasil.
Além das muitas atrações culturais, Brasília oferece excelente estrutura de hospedagem, gastronomia e vida noturna. Em decorrência disso, tornou-se um dos principais destinos de negócios e eventos do Brasil. Tem um dos maiores centros de convenções do país, o Expobrasília, com capacidade para 60 mil pessoas. Para quem busca lazer ao ar livre, o Lago Paranoá, o Parque da Cidade e o Parque Nacional são boas opções.

Sobre Distrito Federal
O Distrito Federal possui uma área de 5,8 mil km² e é parte do estado de Goiás. Foi escolhida para a construção de Brasília, a nova capital brasileira, inaugurada em 21 de abril de 1960 - até então, a capital federal era a cidade do Rio de Janeiro.
À medida que Brasília foi se desenvolvendo, surgiram no seu entorno quase duas dezenas de localidades chamadas de "cidades-satélites", como Gama, Sobradinho, Guará e Ceilândia, que também integram o Distrito Federal. Atualmente a população do DF é de 3 milhões de habitantes, que desfrutam de um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Brasília é referência mundial de urbanismo e arquitetura contemporâneos, graças ao traçado assinado por Lúcio Costa (em formato de avião, com duas asas unidas por um eixo central) e à ousadia dos prédios projetados por Oscar Niemeyer. Em 1987, menos de três décadas após a inauguração, a cidade foi declarada Patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade pela Unesco.

Observação: Tive uma grande alegria de conhecer o querido e saudoso “Toniquinho JK”, um dos responsáveis pela construção de Brasília. Fui apresentado a ele numa manhã na sede do Jornal O Liberal de Americana, através do querido e saudoso amigo Diogenes Benedicto Gobbo (um dos maiores jornalistas da cidade de Americana).
Graças a Antônio Soares Neto, mais conhecido como Toniquinho JK, o projeto que previa a transferência da capital para o Planalto Central saiu da gaveta no dia 4 de abril de 1955. Numa cidadezinha interior de Goiás, chamada Jataí, ele plantou na mente de Juscelino Kubitschek a idéia de concretizar o que já estava previsto desde a primeira Constituição Republicana. Foi durante o primeiro discurso de sua campanha para a presidência que JK ouviu de um rapaz da platéia a seguinte pergunta: “o senhor mudará a capital para o Planalto Central, como está previsto nas Disposições Transitórias da Constituição de 1891?”. Esse rapaz era Toniquinho.

Estarrecido com a pergunta, JK parou e pensou antes de responder. Até aquele momento, nada parecido havia sido incorporado a seu plano de metas de governo. Pela primeira vez pensava na idéia. E a Toniquinho, o candidato respondeu: “Acabo de promoter que sim. Se for eleito, construirei a nova capital e farei a mudança da sede do governo”, revelou. A partir daquele momento, a construção de Brasília seria o mote da campanha de JK.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário