quinta-feira, 27 de maio de 2021

Criação de um Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Nova Odessa – CONDEPHANO

Protocolei na Prefeitura de Nova Odessa, um ofício para a criação de criação de um Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Nova Odessa – CONDEPHANO.

Sabemos que agora dia 24 de maio, nossa querida e amada Nova Odessa, completou 116 anos da sua fundação, através do seu saudoso fundador Dr. Carlos José de Arruda Botelho.

Com o aniversário da cidade, poderíamos dar um presente a população novaodessense, que é a criação de um conselho que defenda o Patrimônio Histórico da nossa cidade.

Pois sabemos que o Patrimônio Histórico é fundamental para preservar a memória de um povo, suas raízes, suas origens.

Afinal nossa cidade centenária tem prédios históricos como a Estação Ferroviária de Nova Odessa, a sede da Secretaria Municipal de Educação, a Primeira Igreja Batista de Nova Odessa, a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, a sede do Instituto de Zootecnia, dentre outros imóveis que remetem as nossas origens.

Nos últimos três anos, como novaodessense nato, pude ser membro do primeiro conselho de patrimônio histórico do país, que é o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas – CONDEPACC, criado pelo ilustre Antropólogo Antonio Augusto Arantes Neto. O mesmo que foi Presidente da ABA – Associação Brasileira de Antropologia, Presidente do IPHAN – Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Presidente do CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo.

Com a minha formação em Ciências Sociais, cuja sua matizes está relacionado: Antropologia, Ciência Política e a Sociologia.

Tive uma grande experiência na época da Faculdade, onde pude fazer trabalhos e viagens de campo, relacionado aos Patrimônios Históricos. Além do contato nos últimos três anos, onde convivi num dos conselhos municipais mais importantes na área de patrimônio que é o CONDEPACC.

Para simbolizar a nossa história, tirei essa foto na Estação Ferroviária, que fica há menos de 01 km da casa dos meus pais.

Crédito da Foto: Dr. Renato Amorim

#NovaOdessa #Patrimônio #História  




Nenhum comentário:

Postar um comentário