segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Brasília - Informações Relevantes !!!

CENTRO-OESTE

BRASÍLIA

Cidade inteiramente planejada, Brasília foi construída em apenas três anos e meio – um feito extraordinário –, graças à visão e ao espírito empreendedor do presidente Juscelino Kubitschek, e a sua obstinação em concluíla dentro de seu mandato. Ao inaugurála, no histórico dia 21 de abril de 1960, Kubitschek materializou um sonho antigo: instalar a capital brasileira na região central do território.A idéia já tinha um século e meio – era uma das reivindicações da Inconfidência Mineira (1789), no Século XVIII, e estava prevista na Constituição de 1891, no Século XIX.

O maior atrativo de Brasília é o design arrojado dos prédios assinados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com destaque para os palácios do Planalto e da Alvorada, a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional, o Palácio do Itamaraty, a Catedral Metropolitana e a Praça dos Três Poderes. A cidade abriga também bras de importantes artistas brasileiros, como os jardins de Burle Marx, os painéis de Athos Bulcão e o mural “Alegoria de Brasília”, de Di Cavalcanti. Mais de 20 museus contam a história de Brasília e do Brasil.

Além das muitas atrações culturais, Brasília oferece excelente estrutura de hospedagem, gastronomia e vida noturna. Em decorrência disso, tornou-se um dos principais destinos de negócios e eventos do Brasil.Tem um dos maiores centros de convenções do país, o Expobrasília, com capacidade para 60 mil pessoas. Para quem busca lazer ao ar livre, o Lago Paranoá, o Parque da Cidade e o Parque Nacional são boas opções.

Sobre Distrito Federal

O Distrito Federal possui uma área de 5,8 mil km² e é parte do estado de Goiás. Foi escolhida para a construção de Brasília, a nova capital brasileira, inaugurada em 21 de abril de 1960 - até então, a capital federal era a cidade do Rio de Janeiro.

À medida que Brasília foi se desenvolvendo, surgiram no seu entorno quase duas dezenas de localidades chamadas de "cidades-satélites", como Gama, Sobradinho, Guará e Ceilândia, que também integram o Distrito Federal. Atualmente a população do DF é de 2,4 milhões de habitantes, que desfrutam do melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Brasília é referência mundial de urbanismo e arquitetura contemporâneos, graças ao traçado assinado por Lúcio Costa (em formato de avião, com duas asas unidas por um eixo central) e à ousadia dos prédios projetados por Oscar Niemeyer. Em 1987, menos de três décadas após a inauguração, a cidade foi declarada Patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade pela Unesco.

Visitantes devem estar atentos ao clima quente e muito seco, especialmente no período de estiagem, entre maio e setembro, quando a umidade relativa do ar costuma ficar abaixo de 30%. Recomenda-se beber muita água, usar roupas confortáveis e evitar o uso de ar condicionado.

Dados de Brasília:

Área: 5.801 Km² (0,06 % do Território Nacional)

Habitantes: 2.333.108 (1,3 % da População Nacional)

Capital: Brasília

Link: www.brasil.com.br/estado/distrito-federal/info

Nenhum comentário:

Postar um comentário