segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Estágio-Visita de Curta Duração

Programa Estágio-Visita de Curta Duração

Estágio-Visita de Curta Duração

Perguntas e Respostas

A Câmara dos Deputados vem oferecendo a universitários de todo o país, desde o final de 2003, o Programa Estágio-Visita de Curta Duração. A previsão é atender novas turmas a cada 30 dias, com exceção dos meses de recesso parlamentar e início de sessão legislativa.

O Programa é administrado pela Segunda-Secretaria e pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor). Durante cinco dias, os universitários acompanham, de perto, o funcionamento da Câmara dos Deputados, das suas Comissões Técnicas e do Plenário, o processo de elaboração de leis, enfim, o dia-a-dia da atividade parlamentar.

Para participar do Programa, os universitários interessados deverão procurar um parlamentar para fazer a indicação. O Estágio-Visita não cria vínculo empregatício de qualquer natureza com a Câmara dos Deputados, que também não se responsabilizará por despesas com deslocamento do estudante até o Distrito Federal. A Câmara dos Deputados oferecerá aos universitários: 1) hospedagem, com início no domingo (a partir de 12h) e término no sábado (até 12h), por meio de convênio firmado com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap); 2) alimentação: café da manhã, almoço e jantar, apenas nos dias úteis. Nos demais dias, o participante deverá manter-se por conta própria.

Cada deputado poderá indicar, por ano, 2 (dois) universitários para integrar o Programa, que será formado por turmas de, no máximo, 50 alunos. Na oportunidade, os alunos participarão de palestras, aulas e visitas orientadas, ministradas por especialistas e instrutores do Cefor. Ao final do Programa, os universitários, que tiverem efetiva freqüência, receberão o certificado.

O indicado só poderá participar do Programa uma única vez. Caso não compareça às atividades, será considerado participante reprovado e não poderá ser indicado novamente. Havendo desistência, esta deverá ser comunicada até 2 (dois) dias úteis antes do início do Programa. Nesse caso, o universitário poderá receber nova indicação do mesmo ou de outro parlamentar, respeitado o limite de 2 (duas) indicações anuais por parlamentar.

Outras informações poderão ser obtidas no Cefor, pelo telefone: (61) 3216-7677.

  • Inscrição

As inscrições para a edição de cada mês ocorrerão sempre , das 9h às 12h e das 14h às 18h, encerrando-se tão logo sejam preenchidas as 50 vagas.

  • Cronograma para o ano de 2010 em elaboração.


O aluno deverá enviar o formulário, devidamente preenchido, ao Gabinete do Parlamentar que o indicou, juntamente com a documentação exigida:

      • Cópia de identidade e CPF;
      • Comprovação de matrícula na Instituição de Ensino (correspondente ao semestre do estágio);
      • Declaração médica atestando as informações de saúde, com data da segunda quinzena do mês anterior à inscrição.

Após colher a assinatura do Deputado, o Gabinete Parlamentar deverá entregar toda a documentação no Serviço de Estágios do CEFOR, Complexo Avançado da Câmara dos Deputados – Prédio do CEFOR – Via N3 Projeção L - Setor de Garagens Ministeriais Norte. (Prédio novo ao lado da garagem). Sempre a partir das 9 horas, não serão recebidos documentos com pendências.

Somente participarão do estágio, os alunos que receberem, por parte do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, email, carta ou telefonema confirmando sua inscrição.

Um comentário:

  1. Interessante esse estágio, não sabia. Valeu pela dica e pela ajuda.
    Gostei muito do visual do Blog, pela que ele está meio desatualizado.

    Roberto
    Santo André

    ResponderExcluir