segunda-feira, 14 de setembro de 2020

JÂNIO E THEODORO MENDES

 

JÂNIO E THEODORO MENDES

José Theodoro Mendes, ou como era popularmente conhecido, Theodoro Mendes, foi advogado, radialista, professor, bancário e político. Em 72 elegeu-se vereador de Sorocaba, em 74 elegeu-se deputado federal e em 76 elegeu-se prefeito. Tentou a reeleição para deputado em 78 e, perdendo, ficou na prefeitura. Essas fotos são provavelmente de 1980, quando Jânio viajou o interior paulista fazendo palestras e procurando cooptar todos os prefeitos peemedebistas (caso de Theodoro) que pudessem ajudá-lo em sua tentativa de filiação ao PMDB. O objetivo era a eleição de 1982, a primeira em 20 anos e considerada favas contadas para quem fosse lançado pelo partido.

Não deu outra: Montoro fez tudo para impedir a entrada de Jânio, conseguiu a candidatura e se elegeu. Sua única vitória em um pleito para o executivo. Jânio engoliu seco, se filiou ao PTB, perdeu 82 mas voltou prefeito em 85, derrotando o candidato de Montoro, que não era outro senão Fernando Henrique Cardoso.

Deixando a prefeitura em 1982, Mendes se elegeu deputado federal e conseguiu a reeleição em 1986, quando se tornou deputado constituinte. Terminado esse mandato em 1990, ele tentou voltar ao congresso três vezes, e uma vez à prefeitura, mas não foi eleito. Mendes morreu em janeiro, aos 78 anos, em um desastre automobilístico.

* Agradecimento a Mateus Rosa Tognella pelas informações e pelas fotos.

* Agradecimento ao querido amigo Bernardo Schmidt, um dos maiores biógrafos do nosso ex presidente Jânio Quadros!















Nenhum comentário:

Postar um comentário