segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Origem Tognella e Tigani - Nova Odessa - SP

A origem da minha família paterna remete à Itália. Meu bisavô Francesco Tigani (o popular "Calabrês") veio da Itália, da Calábria, mais precisamente da Régio Calábria.

Já o meu outro bisavô, Luigi Tognella, veio de Verona (Região de Vêneto) para a cidade de Americana, onde se estabeleceu no começo do século XX.

Tanto os Tigani, como os Tognella, possuem uma história ligada com Americana e Nova Odessa.

Aqui, o Luigi se casou com a Judith Faé (filha de italianos) e o Francesco com a Maria Anselmo (igualmente filha de italianos).

Minha avó Maria Tigani Tognella (popular Mariquinha) veio para Nova Odessa, quando nossa cidade ainda era distrito de Americana, isso no começo dos anos 50.

Estabeleceu-se como comerciante proprietária de restaurante. Dona Maria atendia os funcionários da FEPASA, PREFEITURA, S/A TEXTIL NOVA ODESSA e fornecia alimentação gratuita aos guardinhas da AVANO.

De lá para cá, estabelecemos raízes e história com a Nova Odessa dos imigrantes, sejam Letos, Ucranianos, Italianos, Portugueses, Espanhóis, Americanos, ou a Nova Odessa dos migrantes de outras regiões do nosso imenso Brasil.

Um detalhe curioso dessa história: onde hoje minha família reside, foi o local da Primeira Sede da Câmara Municipal, bem como a Primeira Sede da Prefeitura de Nova Odessa. Além disso na, nossa casa está situada na Avenida do nosso fundador, Carlos Botelho.

Minha família passou a lá residir logo após a legislatura 1960-1963. Minha avó comprou aquela que seria a nossa residência desde meados dos anos 60, até os dias de hoje.

Outro detalhe histórico: o Restaurante da minha avó, foi um dos primeiros restaurantes da cidade, lá tiveram acontecimentos marcantes.

Na fundação do velho MDB, o jantar comemorativo foi lá realizado, com a presença de autoridades da época (prefeito e vereadores) e também políticos da região como Waldemar Tebaldi, Chico Amaral, Jamil Gadia, dentre outros. Também, participaram da fundação do partido (em oposição ao regime militar) meu pai e outros dois tios.

Na ocasião da inauguração do prédio da Prefeitura (hoje sede da Secretaria Municipal de Educação), muita gente importante foi servida em seu restaurante, entre elas Chico Amaral ex-prefeito de Campinas (então Deputado Federal), Ari Normanton Deputado Federal, Jamil Gadia Deputado Estadual e diversos jornalistas de Campinas.

Lembro do meu pai contando e mostrando as fotos da época, ainda criança recordo de visitas de amigos que marcaram a política não só na região, como em todo nosso Estado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário