terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Dia Estadual do Sociólogo - Estado de São Paulo

 São Paulo se torna o primeiro Estado da Federação a ter o Dia Estadual do Sociólogo.


O Estado de São Paulo é o primeiro Estado a ter no seu calendário de datas comemorativas (efemérides) o Dia do Sociólogo.

O projeto é de autoria do Deputado Estadual Rafa Zimbaldi (PL-SP), a pedido do Sociólogo e Cientista Político, Mateus Rosa Tognella e do Dr. Thiago Ferrari, no ano de 2019, logo depois que Campinas criou o Dia Municipal do Sociólogo.

A ANASOBR - Associação Nacional dos Sociólogos e Sociólogas do Brasil, comemora a aprovação da lei.

Afinal a ANASOBR está encampando a ação do Dia do Sociólogo, seja na esfera municipal, estadual ou nacional. Mateus Tognella, Primeiro Vice-Presidente da ANASO lidera esse projeto em parceria com outros membros da Diretoria da ANASO.

Afinal, esse projeto da ANASO visa ressaltar a importância do profissional Sociólogo e Socióloga.

Aprovamos essa lei nas seguintes cidades: Nova Odessa, Campinas, Sumaré, Santa Bárbara d' Oeste, Santos, São Vicente, Praia Grande, Hortolândia, Jundiaí, Ribeirão Preto, Pedreira, Indaiatuba, Vinhedo e São Paulo (todas essas cidades que ficam no Estado de São Paulo).

Niterói no Estado do Rio de Janeiro está em trâmite a lei.

Aprovamos nas seguintes capitais: Recife (está em trâmite), Vitória (está em trâmite), Campo Grande (está em trâmite), Macapá (já aprovado), São Paulo (em trâmite).


Em trâmites nas Assembleias Legislativas de São Paulo (aprovado agora em Novembro de 2021), do Paraná, de Minas Gerais e do Estado do Espírito Santo.


10 de dezembro | Dia do Sociólogo

No dia 10 de dezembro é comemorado o Dia do Sociólogo. A data relaciona-se à sanção presidencial à Lei 6.888 de 10 de dezembro de 1980, que reconhece a profissão liberal de Sociólogo no Brasil. Foi proclamada pela categoria em congresso ocorrido em abril de 2008. Natal- RN.  Mas, o que é a sociologia? Tem os que tratam essa ciência como discurso, como uma variante da literatura ou como especulação ideológica. Tem os que a tratam como uma física social, um revelador científico/racional das verdades da vivência humana coletiva. A sociologia precisa ser vista como ela é, ou seja, como uma ciência. Ela pode cumprir o seu dever de lançar luz sobre os fenômenos sociais reais, abastecida por uma boa gama de métodos e um profundo rigor teórico.

O sociólogo desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura. Este profissional atua nas áreas de ensino, pesquisa e planejamento, além de dar consultoria e assessoria a ONGs, empresas privadas e públicas, partidos políticos e associações profissionais, entre outras entidades. A sua formação tem sua matriz em Ciências Sociais e é estruturada tendo como eixo principal três grandes áreas: sociologia, antropologia e ciência política.

No mundo atual, em que o homem, está voltado para a individualidade e vem perdendo a compreensão global de sua intervenção na história, a sociologia desempenha um papel muito importante, em razão de sua própria natureza, podendo cumprir papel, fundamental, de propiciar uma visão integrada da vida humana e social.

No nível mundial, o campo da sociologia engloba expoentes históricos, como Émile Durkheim (1858-1917), fundador da escola francesa e um dos pais da sociologia moderna; Karl Marx (1818-1883), nome referenciado em relações sociais e de classe; Max Weber (1864-1920), também um dos fundadores da sociologia moderna e estudioso da sociologia da religião; e Theodor W. Adorno (1903-1969), um dos “filhos” mais expressivos da Escola de Frankfurt.

Já entre as principais referências da sociologia no Brasil, estão Gilberto Freyre (1900-1997), Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), Florestan Fernandes (1920-1995) e Darcy Ribeiro (1922-1997), Ruth Cardoso (1930-2018) e Fernando Henrique Cardoso (1931). Eles e outros mais publicaram obras tidas como clássicas no que se refere ao pensamento da formação da sociedade brasileira.


Dia especial

No calendário nacional, em meio a tantas datas e efemérides, existe o Dia do Sociólogo, celebrado anualmente em 10 de dezembro. A data é uma alusão à sanção presidencial da Lei Nº 6.888, que reconhece de forma legal a profissão de sociólogo. A lei foi sancionada em 1980, durante o regime militar, pelo então presidente João Figueiredo.


Uma matéria importante, sobre a importância dos Sociólogos no Brasil:




SETE SOCIÓLOGOS BRASILEIROS QUE INFLUENCIARAM A HISTÓRIA DO PAÍS


Lei nº 17.466, de 03/12/2021  -  institui o 10 DE DEZEMBRO como o Dia Estadual do Sociólo@ SP - https://www.al.sp.gov.br/norma/?tipo=Lei&numero=17466&ano=2021

#10dexembrodiadxsociologxanasobr



Nenhum comentário:

Postar um comentário